quarta-feira, 26 abril, 2017

Região de Campinas adota o e-SUS nas clínicas do projeto Saúde em Ação

Gestores de saúde da Região Metropolitana de Campinas se reúnem nesta terça (25) no Departamento Regional de Saúde de Campinas (DRS), para discutir a implantação do sistema e-SUS Atenção Básica (e-SUS AB) nas 76 unidades do Saúde em Ação na região.

O projeto vai reformar e construir 161 unidades em cinco regiões do Estado de São Paulo, e equipar suas clínicas com computadores e servidores para gerenciar os pacientes e diminuir as filas nas clínicas, hospitais e centros de saúde.

A iniciativa faz parte do Programa Saúde em Ação, parceria da Secretaria de Estado da Saúde com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), e tem como objetivo informatizar a rede de atenção básica na região. Campinas é o primeiro município entre os 70 beneficiados pelo projeto a adotar o e-SUS e vai servir como modelo para as outras cidades do Estado.

O e-SUS AB é um sistema que permite a integração dos dados dos usuários do SUS. Com este software, os profissionais da saúde têm acesso ao prontuário eletrônico de cada paciente, como histórico médico, procedimentos e prescrições realizados anteriormente. O resultado é rapidez e eficiência no atendimento.

O sistema é disponibilizado pelo Ministério da Saúde e é gratuito para os municípios. A proposta do Programa Saúde em Ação é aplicar o e-SUS AB de forma gradual nas unidades de sua rede, presente em cinco regiões do Estado. Em Campinas, serão feitas capacitações para que os profissionais da saúde possam aproveitar ao máximo as facilidades das funções do sistema.

Segundo Ricardo Tardelli, coordenador do Programa Saúde em Ação, a implantação do e-SUS AB será uma forma de integrar os serviços realizados na saúde. “Atualmente, alguns municípios utilizam sistemas informatizados pagos, que não transmitem os dados entre si. Este sistema fortalece a atuação em rede, com informações que podem ser compartilhadas entre todas as unidades cadastradas”, explica.

Edward Gerth, consultor do projeto, conta que o e-SUS representa uma mudança de estratégia na área da gestão, permitindo que os usuários percebam que seu caso está sendo acompanhado com mais eficiência: “Trocamos a cultura do prontuário em papel pelo registro virtual. Com a padronização e integração dos dados, aumentamos nossa capacidade de planejar a saúde”.

O Programa Saúde em Ação

O “Saúde em Ação” conta com um investimento de R$826 milhões. O programa prevê a realização de obras de construção e reformas de clínicas, hospitais, ambulatórios de especialidades e Centros de Atenção Psicossocial (Caps) em mais de 70 municípios, localizados nas regiões do Vale do Jurumirim, Metropolitana de Campinas, Vale do Ribeira, Itapeva/Sorocaba e Litoral Norte.

A Região Metropolitana de Campinas receberá R$ 235 milhões para investir em 76 obras. O primeiro lote foi entregue em outubro, durante visita do governador Geraldo Alckmin à cidade de Campinas.  Foram iniciadas obras de 13 clínicas de saúde, sendo três no município de Campinas, cinco em Itatiba, duas em Monte Mor, uma em Indaiatuba, uma em Vinhedo e uma em Morungaba. Na segunda etapa do programa foram lançadas outras 13 clínicas, nas cidades de Cosmópolis, Hortolândia, Sumaré, Santa Bárbara D’Oeste, Pedreira, Nova Odessa, Jaguariúna, Holambra e Artur Nogueira.

O terceiro lote de obras na região foi lançado em dezembro, com cinco Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), nos municípios de Sumaré, Cosmópolis, Santa Bárbara D’Oeste, Americana e Valinhos, além de uma UBS em Sumaré.

Além das obras, o projeto vai modernizar e articular a sua rede de saúde e capacitar os profissionais por meio das linhas de cuidados, desenvolvidas a partir de um estudo da Secretaria da Saúde que levou em conta indicadores de saúde, econômicos e sociais, e definiu as prioridades de atendimento nas regiões contempladas.