Saúde em Ação Menu

Imprensa

terça-feira, 30 março, 2021

Notícias

Hospital Regional do Litoral Norte completa um ano de funcionamento atendendo casos de COVID

Obra do Programa Saúde em Ação, o Hospital Regional do Litoral Norte completa nesta semana 1 ano de funcionamento, servindo até então como grande referência na região para casos de COVID-19. A abertura do Hospital um ano atrás foi antecipada justamente para conter o avanço dos casos na população local, e até o momento o HLRN tem se mostrado essencial no combate à doença.

Hoje o Hospital Regional do Litoral Norte oferece 40 leitos de UTI exclusivos para Covid-19 – sua capacidade máxima de Unidade de Terapia Intensiva, localizada no quinto andar do prédio. E ainda 30 leitos de Enfermaria para o tratamento da doença.

A unidade realiza também exames de ecocardiograma transtorácico, por estresse e transesofágico, endoscopia (digestiva alta), holter, mamografia, MAPA (Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial), ressonância, tomografia e ultrassonografia —  ofertados para as quatro cidades do Litoral Norte pela Central de Regulação do estado.

Segundo o Instituto Sócrates Guanaes, organização social responsável pela administração da unidade, durante esse período de um ano de funcionamento o HLRN já atendeu mais de 500 pacientes com suspeita ou diagnóstico confirmado de Covid-19 e realizou mais de 59.950 exames ambulatoriais e de imagem para pacientes internados, emergência ou ofertados para a região.

 

O Hospital

Localizado em Caraguatatuba, Hospital Regional do Litoral Norte atende uma população de cerca de 250 mil habitantes incluindo os quatro municípios da região.

A obra recebeu investimento de R$ 188 milhões incluindo a construção e compra de equipamentos. Com mais de 29 mil m² de área, a unidade contará ainda com um bloco anexo destinado a radioterapia, oncologia e fisioterapia, que será entregue até o fim de 2021.

Em abril de 2020, o HLRN recebeu o certificado AQUA, selo de qualidade internacional emitido pela Fundação Vanzolini que mede o padrão de sustentabilidade de construções. É o primeiro hospital brasileiro a ser avaliado em toda sua área construída.

A certificação é realizada após a avaliação de 14 critérios, e para conseguir o selo é necessária a nota máxima em pelo menos três deles. O Hospital Regional superou as expectativas e alcançou a meta de “Melhores Práticas” em quatro desses quesitos, além de ter registrado “Boas Práticas” em cinco deles e “Base” em outros cinco.

topo