Saúde em Ação Menu

segunda-feira, 15 março, 2021

Press Releases

Governo de São Paulo investe na saúde do “Vale do Futuro”

Lançado pelo governador João Doria em outubro de 2019, o projeto Vale do Futuro está investindo em ações para desenvolvimento econômico e social em 22 municípios do Vale do Ribeira, região mais vulnerável do estado. Um dos eixos componentes é o da saúde, que já apresenta resultados concretos.

O novo prédio do Departamento Regional de Registro foi inaugurado em outubro de 2020. Foram investidos R$ 15 milhões para a construção e compra de novos equipamentos para a unidade, onde se concentram as reuniões para articulação de projetos e planejamento de ações no Vale do Ribeira.

O Governo do Estado de São Paulo também realizou em novembro a entrega de 16 ambulâncias e nove vans para transporte de pacientes nos municípios do Vale do Ribeira. O investimento nos veículos foi de aproximadamente R$ 3 milhões, apoiando a saúde da região.

Das 16 ambulâncias, 13 foram destinadas para cidades do Vale (Barra do Chapéu, Barra do Turvo, Cajati, Cananeia, Eldorado, Ilha Comprida, Iporanga, Itaoca, Pedro de Toledo, Registro, Ribeira, Sete Barras e Tapiraí) e outras 3 para hospitais (Hospital Regional de Registro, Hospital de Pariquera-Açu e Santa Casa de Tapiraí).

Já as nove vans, que têm capacidade para transportar até 15 pessoas de uma vez e foram equipadas para levar os pacientes para consultas e exames dentro da região com conforto e segurança, foram entregues para os municípios de Apiaí, Iguape, Itapirapuã Paulista, Itariri, Jacupiranga, Juquiá, Miracatu, Pariquera-Açu e Ribeirão Grande..

“Saúde em Ação”

O programa é uma parceria da Secretaria de Estado da Saúde com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), e investe R$ 826 milhões em 71 municípios do estado de São Paulo, destinados à construção e reforma de UBS, CAPS, AME e hospitais, além de capacitações, consultorias e investimento no transporte dos pacientes para as unidades.

No Vale do Ribeira, o programa está investindo mais de R$ 160 milhões em obras e infoestrutura, com ações que incluem o novo Hospital Regional de Registro, entregue em 2019.

Outras ações do “Vale do Futuro”

Em janeiro de 2020 foram ativados 10 leitos de UTI cardiológica no Hospital Regional de Registro, que irão ampliar o atendimento de alta complexidade para a região. Até o fim de 2021 serão liberados mais 60 leitos de enfermaria, confirmando o funcionamento pleno do novo hospital.

Em março, foram concluídas as capacitações de mais de 1100 profissionais do Vale do Ribeira, incluindo funcionários das unidades, secretários e gestores municipais de saúde, médicos e enfermeiros.

Também estão previstas as implantações das “Casas da Gestante” em Itapeva e Pariquera-Açu, espaços reservados para o acolhimento e acompanhamento das mães que necessitam de internação domiciliar para vigilância.

As ações irão beneficiar uma população de aproximadamente 340 mil pessoas na região, que conta com IDH abaixo da média do estado. No total, estão previstos R$ 2 bilhões de investimento no programa “Vale do Futuro”, em parceria do Governo do Estado de São Paulo com a iniciativa privada.