quarta-feira, 15 agosto, 2018

Campinas recebe nova unidade que fará parte de rede de clínicas do programa Saúde em Ação

A cidade de Campinas receberá as chaves de uma nova clínica/UBS do Programa Saúde em Ação nesta sexta (17). O Centro de Saúde Veridiana Toledo de Nascimento será entregue oficialmente pelo coordenador do programa, Ricardo Tardelli, ao prefeito, Jonas Donizette.

A obra foi iniciada em 2016 e recebeu um investimento de R$ 3,5 milhões do programa “Saúde em Ação”, resultado de uma parceria da Secretaria de Estado da Saúde com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

O município teve sua primeira clínica/UBS do programa entregue em abril, com a inauguração do Centro de Saúde Santos Dumont. Ao todo serão 13 unidades novas e 10 reformas, incluindo AME e CAPS. Para a região estão previstas 76 obras do “Saúde em Ação”, em um investimento de R$ 248 milhões, que inclui a construção e reforma de 49 clínicas do tipo UBS.

O programa “Saúde em Ação” prevê obras de construção e reforma de 166 serviços de saúde em cinco regiões do Estado de São Paulo. As obras acontecem nos Vales do Jurumirim e do Ribeira, no Litoral Norte e nas regiões de Campinas e Itapeva. O investimento total é de R$ 826 milhões.

Clínicas “Saúde em Ação”

As unidades são entregues equipadas aos municípios e possuem cada uma delas 359m² de área construída, e são consideradas as portas de entrada do SUS, com capacidade de realizar, em média, cerca de 1.800 mil atendimentos por mês, entre consultas médicas e odontológicas.

“Se conseguirmos organizar o sistema primário, teremos uma rede integrada. Nós temos a possibilidade de tratar 85% das pessoas nesses serviços e diminuir as filas nos hospitais”, explica o coordenador do “Saúde em Ação”, Ricardo Tardelli.

Além das consultas, os pacientes também poderão receber vacinas, curativos e inalações, além de coletar sangue para exames laboratoriais. Também haverá ações de promoção e prevenção da saúde. As novas unidades contarão com equipes capacitadas para realizarem atendimento humanizado. Do investimento total para o programa, 70% são provenientes do BID e outros 30%, do tesouro estadual.

As regiões beneficiadas pelo projeto foram escolhidas pela Secretaria, após um estudo que analisou as necessidades regionais e o perfil epidemiológico de cada uma.