Saúde em Ação Menu

Imprensa

quinta-feira, 16 abril, 2020

Notícias

AME inicia atendimentos para atender casos de Coronavírus na região de Campinas

Auxiliando no combate ao coronavírus, o governador do estado, Joao Doria, anunciou oficialmente nesta quinta-feira (16) o início de atividades do novo AME em Campinas. Trata-se do primeiro Ambulatório Médico de Especialidades cujo perfil foi reprogramado para atender casos do COVID-19.

A unidade, que já tinha aberto 15 leitos de clínica médica na segunda-feira (13), passa a contar nesta sexta com 10 leitos de UTI, totalizando 25 leitos prontos para receber e tratar pacientes que apresentam os sintomas do novo vírus.

Os casos serão enviados por meio da Central de Regulação de Ofertas e Serviços de Saúde (Cross). Após a pandemia, o AME retornará para o perfil assistencial que havia sido programado anteriormente, atendendo especialidades médicas. O Ambulatório irá atender toda a região metropolitana de Campinas, contemplando uma população de cerca de 3 milhões de habitantes em 20 municípios.

AME conta com estrutura adaptada para o tratamento de casos de COVID -19 (Foto: Raquel Souza)

AME conta com estrutura adaptada para o tratamento de casos de COVID -19 (Foto: Raquel Souza)

A unidade foi construída por meio do programa Saúde em Ação, parceria da Secretaria de Estado da Saúde com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Foram investidos, no total, R$ 51 milhões para a obra e compra de equipamentos. O prédio tem uma área construída de mais de 7 mil m² em um terreno de 14 mil m², que conta ainda com um CAPS do Programa Saúde em Ação, inaugurado em 2019.

A área física interna da unidade foi preparada para a instalação dos leitos de internação e para o acolhimento dos casos de COVID-19. Convencionalmente, os AMEs ofertam consultas, exames e procedimentos de menor complexidade, mediante agendamento. O AME está localizado à Av. Pref. Faria Lima, 486 – Vila Industrial, Campinas-SP.

Saúde em Ação na região

Além de realizar capacitações com profissionais e disponibilizar tablets e computadores, o Programa conta ainda com outras 75 obras novas e reformas na Região Metropolitana de Campinas, resultando em um investimento de mais de R$ 240 milhões para a população local.

topo