quarta-feira, 11 abril, 2018

Saúde em Ação vai a Campinas planejar a entrega de 41 clínicas na região

A equipe de profissionais do programa Saúde em Ação foi nesta terça (10) até Campinas para planejar a entrega de 41 unidades. O governo do Estado de São Paulo em parceria com o BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) investiu R$ 96 milhões em obras e reformas nesta etapa do projeto.

A reunião foi realizada na sede da Agencamp com os coordenadores do Saúde em Ação e representantes dos municípios da região. Para que a unidade receba a população o mais breve possível, município e estado trabalharão juntos na vistoria das unidades, instalação de internet e recebimento de mobiliário e equipamentos.

O coordenador do programa, Ricardo Tardelli, diz que é preciso seguir quatro etapas para que a clínica seja entregue: vistoria, capacitação, evento e inauguração. “Após a finalização das obras, a nossa equipe faz uma visita ao local juntamente com as autoridades do município. Entregamos as chaves e partimos para a fase de capacitação”, explica.

Além de Ricardo Tardelli, coordenador do Saúde em Ação, estiveram presentes os prefeitos José Pivatto, de Cosmópolis, e Denis Andia, de Santa Bárbara d’Oeste, além dos secretários de saúde Carmino de Souza, de Campinas, Rubens Gatti, de Sumaré, e Gleberson Miano, de Americana, entre outras autoridades locais.

A equipe de coordenação do projeto também se colocou à disposição dos representantes das cidades para esclarecer eventuais dúvidas sobre a estrutura que será encontrada nas unidades entregues, incluindo as instalações elétricas, rede de telefonia e distribuição de água.

Denis Andia, prefeito de Santa Bárbara d’Oeste, destacou a importância do trabalho que está sendo feito em parceria do governo com os municípios. “É importante enaltecer os esforços que estão sendo feitos pelo Programa Saúde em Ação, com a disponibilização de espaços novos que contam com o que há de melhor na saúde e informatizando nosso sistema.”

Tardelli lembrou da importância de manter o contato direto com os representantes dos municípios. “Esses encontros servem para que possamos alinhar o pensamento com os gestores da saúde em cada cidade, e mostram que nossa preocupação não é apenas em fazer as obras, mas também garantir que o funcionamento das unidades ocorra da melhor maneira para os usuários”, finaliza.