quinta-feira, 7 maio, 2020

Saúde em Ação publica trabalho de gestão regional e redes

O  Saúde em Ação iniciou neste mês a distribuição de mais de 2 mil exemplares do estudo “Gestão Regional e Redes – Estratégias para a saúde em São Paulo” para mais de 70 municípios contemplados pelo programa. A obra é resultado de uma consultoria do Centro de Estudos Augusto Leopoldo Ayrosa Galvão (CEALAG), contratada para elaborar um diagnóstico das cinco regiões que fazem parte do programa.

O trabalho foi conduzido por 12 meses e conta com mais de 800 entrevistas presenciais realizadas, além de análises documentais, estudos de caso, questionários, e planilhas . Com isso, espera-se que os municípios abordados possuam ferramentas para definir estratégias de fortalecimento do sistema de saúde, em plano local e regional.

Organizado por Nelson Ibañez, Ana Luiza d’Ávila Viana, Ricardo Tardelli e Fabíola Lana Iozzi, todo o processo teve supervisão da equipe da UCP/SES, reconhecendo a importância da análise dos dados disponíveis para alcançar diretrizes básicas do SUS, como acesso universal, integralidade das ações e equidade no atendimento. Com abordagem ampla, o livro conta com depoimentos de gestores, prestadores do serviço e usuários do sistema.

Com base no relatório que foi produzido, os autores dividiram o material em sete eixos: Caracterização regional; Análise integrada da atenção básica; Recursos humanos em saúde; Fluxos e regulação regional; Apoio logístico e incorporação tecnológica; Índice de influência das dimensões política, de estrutura e organização no processo de regionalização da saúde; e, por fim, Conclusões e perspectivas.

“Somente quem tem o SUS em suas veias possui legitimidade e olhar crítico de quem sonha com um sistema público de saúde cada vez mais forte, cada vez melhor e e cada vez mais símbolo da luta pela conquista de nossa cidadania”, comentou Ricardo Tardelli, coordenador do Programa Saúde em Ação.