quinta-feira, 28 janeiro, 2021

Hospital Regional do Litoral Norte amplia número de leitos de UTI para COVID

O Hospital Regional do Litoral Norte (HRLN) contará com mais 10 leitos de UTI (unidade de terapia intensiva) para o tratamento de pacientes da Covid-19. Com o aumento, a unidade ficará com 30 leitos de UTI e 14 de enfermaria totalmente exclusivos para a doença.

A ampliação dos leitos segue as orientações da Secretaria de Estado da Saúde e tem o objetivo de garantir a retaguarda para as quatro cidades do Litoral Norte em decorrência do aumento do número de casos do novo coronavírus.

“Desde novembro, o Hospital registra um aumento na taxa de ocupação da UTI, que passou de uma média de 55% para 95% nos últimos dias. Por isso, para melhorar ainda mais a assistência dada para a região do Litoral Norte, a Secretaria Estadual disponibilizará a abertura de mais leitos para o enfrentamento da nova fase da pandemia. Além dos leitos, toda a estrutura hospitalar é também utilizada pela equipe clínica para oferecer o atendimento necessário aos pacientes suspeitos ou diagnosticados com a Covid-19”, explicou a diretora técnica Dra. Fernanda Dalprat, lembrando ainda que a Secretaria de Estado da Saúde e o Centro de Contingência do novo coronavírus monitoram ininterruptamente o cenário epidemiológico da Covid-19 em todo o território para planejamento de medidas para fortalecimento do SUS em São Paulo, visando salvar vidas e assegurar atendimento igualitário.

O Hospital

O Hospital Regional do Litoral Norte é uma obra do Programa Saúde em Ação, construído em parceria do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) com a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo.

Aberto antecipadamente em março do ano passado para dar suporte para a região durante a pandemia, o HRLN contabilizou 378 pacientes suspeitos ou confirmados com Covid-19 atendidos em 2020.