Saúde em Ação Menu

Imprensa

quarta-feira, 16 agosto, 2017

Matérias

Se você sentir um desses sintomas, vá ao médico agora

Sintomas são alertas que o próprio corpo dá ao indivíduo para apontar irregularidades no funcionamento no organismo. Apesar disso, muitas vezes eles acabam sendo ignorados, seja pelo ritmo do dia a dia ou pela falta de conhecimento da real importância de cada um deles.

“Alguns sintomas podem parecer comuns à primeira vista, mas merecem a atenção médica porque podem sinalizar o estágio inicial de doenças mais sérias” explica Ricardo Tardelli, médico e coordenador do Programa Saúde em Ação.

O médico listou 10 sintomas que não devem ser ignorados para garantir sua saúde e bem estar. “Esses sinais devem ser analisados quando são percebidos, mas não é preciso se limitar a eles. Qualquer alteração que possa causar preocupação deve ser tratada com atenção” conta. Confira a lista:

1 – Perda de peso repentina – emagrecer sem fazer esforço nem sempre é algo positivo. “O emagrecimento repentino pode estar ligado a doenças intestinais, disfunções na glândula tireoide ou até mesmo câncer”, diz o médico.

2 – Muito cansaço – em alguns casos, a fadiga está ligada a uma rotina que demanda muito esforço. Se o cansaço extremo for constante sem nenhuma grande alteração no seu dia a dia, procure um médico. As causas podem ser anemia, problemas cardíacos ou pulmonares, entre outras condições médicas.

3 – Tonturas – episódios momentâneos de tontura são relativamente comuns, mas merecem atenção quando acontecem com frequência.  Podem ser causados por tumores e doenças degenerativas, como Parkinson e esclerose múltipla, ou problemas vasculares, que impedem o cérebro de receber o sangue necessário.

4 – Dificuldade de cicatrização – o corpo tende a cicatrizar feridas leves em pouco tempo. Se dentro de duas semanas não houver sinal de cicatrização na lesão, é melhor tomar cuidado. “A dificuldade pode ser decorrente de infecções, problemas de circulação ou até mesmo doenças mais graves, como o câncer de pele. Feridas na boca que não cicatrizam também pode ser sinal de câncer bucal”, explica Tardelli.

5 – Sede excessiva – se tomar água constantemente não for suficiente para saciar sua sede, pode ser um sinal do diabetes do tipo 2, doença que pode levar a cegueira e doenças cardíacas caso não seja tratada. O problema também pode ser motivado por insuficiência cardíaca, então todo cuidado é pouco.

6 – Tosse persistente – uma simples tosse não deve ser alarmante. Mas se ela dura mais de quatro semanas ou vem acompanhada de sangue, vale a pena investigar com o seu médico para analisar a chance de doenças como o câncer de pulmão, laringe ou tireoide.

7 – Caroços – muitos cânceres podem ser sentidos através da pele. “Embora um caroço possa ser benigno, quando sentir um novo ou alguma alteração, não custa consultar um médico para averiguar um câncer de mama, que também pode ser conferido por meio do autoexame”, explica o especialista.

8 – Sangue na urina (sem dor) – pode ser sinal de câncer na bexiga ou no sistema urinário, além de tuberculose. Sangue com dor sinaliza infecção ou cálculo renal.

9 – Mudança no hábito intestinal – alterações na espessura ou na cor das fezes às vezes são indicativos de câncer no intestino. Também é bom ficar atento para possíveis mudanças na frequência com que se vai ao banheiro, principalmente quando não há nenhuma alteração na dieta.

10 – Pouca energia – a falta de ânimo ou interesse para realizar coisas que a pessoa costumava gostar de fazer pode ser um sinal de depressão, assim como não possuir energia para realizar as tarefas cotidianas simples. “Se até mesmo levantar da cama parece uma missão difícil, é melhor averiguar a situação com um psiquiatra”, aconselha o médico.

topo