Saúde em Ação Menu

Imprensa

quarta-feira, 10 junho, 2020

Matérias

Com engajamento de diversos setores e população, São Sebastião mostra índices positivos no combate ao Coronavírus

Em meio à pandemia de Coronavírus, diversas iniciativas se destacam para combater o avanço da doença no âmbito municipal. Algumas dessas ações têm mostrado resultados positivos em municípios que fazem parte do Programa Saúde em Ação, e mostram que por mais que a situação seja difícil, é possível manter o controle usando a estrutura disponível e eventualmente ampliando-a para conter o COVID-19.

Em São Sebastião, cidade com mais de 80 mil habitantes na região do Litoral Norte, foram confirmados 409 casos da doença até terça (9/6), com 263 pessoas recuperadas e mais de 8 mil testadas. Os altos índices de testes e recuperados são provas dos esforços conjuntos que vêm sendo realizados no município e da importância de se antecipar à crise.

Cabine de higienização é uma das ações da prefeitura para combater o vírus (Foto: Divulgação/PMSS)

Cabine de higienização é uma das ações da prefeitura para combater o vírus (Foto: Divulgação/PMSS)

Em março, antes mesmo de contar com casos confirmados de Coronavírus em seu território, a cidade já havia montado um plano de contingência para evitar o contágio em massa. Foi criado um comitê com representantes de vários setores para acompanhar a situação e definir as ações que seriam realizadas.

O município investiu na montagem de dois hospitais de referência para tratamento exclusivo de COVID-19 além da compra antecipada de respiradores, EPI’s e demais equipamentos e insumos. Um drone com câmara térmica percorre os bairros medindo a temperatura de pessoas na rua para identificar possíveis casos de febre.

Além disso, foram feitas testagens rápidas com pessoas que poderiam estar mais expostas ao vírus, como profissionais de saúde, limpeza, segurança, portuários, bancários e comerciantes, entre outros. Além dos investimentos em estrutura, São Sebastião aplicou esforços na capacitação de seu corpo médico, viabilizando cursos voltados aos protocolos de atendimento da doença.

O fluxo da saúde também foi adaptado para a nova realidade. Para evitar aglomerações e não colocar em risco a população idosa, os locais de vacinação da gripe foram deslocados para as escolas, desocupadas por conta da suspensão das aulas. As UBS tiveram áreas delimitadas para evitar o contato com pacientes com suspeita de COVID-19, e as consultas de rotina foram suspensas nas UBS, mantendo as de gestantes. Além disso, as medicações de alto custo passaram a ser entregues em domicílio, para evitar a exposição ao vírus.

A conexão com os usuários do sistema foi fundamental para manter a situação sob controle. A equipe da saúde faz ligações para acompanhar eventuais sintomas. Uma estratégia de comunicação efetiva, que conta com folhetos informativos, comunicados na imprensa, carros de som nos bairros e até mesmo “lives” diárias do prefeito Felipe Augusto nas redes sociais, fez com que a população abraçasse a causa e garantisse a São Sebastião o melhor índice de isolamento no estado, com médias de aproximadamente 60%.

O município também montou um serviço de plantão de psicologia, atendendo a população com profissionais capacitados para apoio a população por whatsapp (via áudio e mensagem de texto), além de dispor deste serviço também para os profissionais de saúde da linha de frente.

A participação da cidade no projeto “Transformando Juntos” do Programa Saúde em Ação também parece ter mostrado bons resultados na prática. Diversas secretarias se uniram no plano de ação, como propagado pelo projeto realizado em parceria com a consultoria da Fundação Internacional de Cuidados Integrados no Litoral Norte. Ações como a manutenção e limpeza de vias realizadas pela Secretaria de Serviços Públicos, o apoio às pessoas em situação de vulnerabilidade oferecido pela Secretaria de Desenvolvimento Social, cursos online disponibilizados pela Secretaria de Educação e o apoio da Secretaria de Segurança nos bloqueios sanitários e monitoramento das praias estão sendo fundamentais para combater a disseminação do vírus.

“Ninguém faz nada sozinho, muito menos, enfrentar um inimigo que nos é invisível. Por isso precisamos da colaboração de todos. Foi o que conseguimos aqui em São Sebastião. Temos profissionais engajados no combate à pandemia, dos profissionais de saúde às equipes de manutenção e limpeza, do Comitê de Gestão de Crise às Unidades de Programa da Família, do Gabinete do Prefeito a toda população… todos se empenham a enfrentar a Covid-19”, explica Ana Cristina Rocha Soares, secretária de saúde do município.

topo