sexta-feira, 29 março, 2019

Matérias

Programa Saúde em Ação reforma UTI Neonatal e Centro Obstétrico da Santa Casa, e entrega novo CAPS em Itapeva

O Programa Saúde em Ação, parceria da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo com o BID, entregou no mês de março dois importantes serviços de saúde para a cidade de Itapeva. A Santa Casa recebeu a reforma dos serviços de UTI Neonatal e Centro Obstétrico, financiada com recursos de R$ 3,5 milhões por meio do programa. Também foram entregues as chaves do novo CAPS AD, que recebeu R$ 2,4 milhões de investimento incluindo obra e equipamentos.

O evento na Santa Casa contou com a presença de diversas autoridades locais, incluindo o prefeito de Itapeva, Luiz Cavani, a secretária de saúde municipal, Maria Eliza Ferraresi, o superintendente da Santa Casa, Aristeu de Almeida Camargo Filho, e o coordenador do Programa Saúde em Ação, Ricardo Tardelli.

A nova ala conta com estrutura moderna e equipamentos de última geração. O objetivo é aumentar a capacidade para melhorar o atendimento durante os partos, com atendimento humanizado e foco no cuidado aos usuários. O espaço reformado tem cerca de 750 m², e as obras duraram aproximadamente um ano.

Já o CAPS AD é a segunda unidade de atenção psicossocial do município, e conta com serviço especializado na saúde mental dos usuários que sofrem com dependência química, investindo na reabilitação dos pacientes e em sua inclusão na sociedade. O CAPS conta com espaço de acolhimento, salas de atendimento individual, posto de enfermagem, quartos coletivos e espaço de convivência para os usuários.

As obras fazem parte de um investimento total de R$ 32 milhões do Programa Saúde em Ação na região de Itapeva. Além das duas unidades entregues, o programa ainda entregará mais quatro CAPS novos, nos municípios de Apiaí, Buri, Guapiara e Itararé, e três clínicas do tipo UBS, nas cidades de Barra do Chapéu, Ribeira e Ribeirão Branco.

Também serão realizadas outras 17 reformas em municípios da região, incluindo a Santa Casa de Itararé e o Centro de Especialidades de Itapeva. No total, são 166 unidades entre construções e reformas do Programa Saúde em Ação, distribuídas nas regiões de Campinas, Itapeva, Vale do Jurumirim, Vale do Ribeira e Litoral Norte.

Clínicas “Saúde em Ação”

As unidades são entregues equipadas aos municípios e são consideradas as portas de entrada do SUS, com capacidade para realizar consultas médicas e odontológicas. O foco na atenção básica tem como objetivo a resolução dos casos com mais rapidez e proximidade ao usuário.

“Se conseguirmos organizar o sistema primário, teremos uma rede integrada. Nós temos a possibilidade de tratar 85% das pessoas nesses serviços e diminuir as filas nos hospitais”, explica o coordenador do “Saúde em Ação”, Ricardo Tardelli.

Além das consultas, os pacientes também poderão receber vacinas, curativos e inalações, além de coletar sangue para exames laboratoriais. Também haverá ações de promoção e prevenção da saúde. As novas unidades contarão com equipes capacitadas para realizarem atendimento humanizado. Dos R$ 826 milhões de investimento total para o programa, 70% são provenientes do BID e outros 30%, do tesouro estadual.

As regiões beneficiadas pelo projeto foram escolhidas pela Secretaria, após um estudo que analisou as necessidades regionais e o perfil epidemiológico de cada uma.