Saúde em Ação Menu

sexta-feira, 8 novembro, 2019

Matérias

Inspirados em programa do Estado, estudantes de São Sebastião promovem ações para prevenir o suicídio

Alunos das escolas municipais de São Sebastião participaram do 1º Concurso de Grêmios Estudantis, evento que reuniu 10 escolas da cidade com o tema “Cuidando de suas emoções”. A “competição” promoveu ações para prevenir o suicídio e as campanhas envolveram estudantes e a comunidade.
As estratégias foram julgadas por critérios de criatividade, impacto e qualidade dos registros pela equipe do “Saúde em Ação” e membros do Conselho Tutelar e da Fundação Educacional e Cultural de São Sebastião (Fundass).
O grêmio vencedor vai visitar a exposição “Batman 80”, no Memorial da América Latina, na cidade de São Paulo.
O concurso é resultado de uma parceria entre as secretarias de Saúde e Educação do município, que foram incentivadas a criar um projeto pelo programa Saúde em Ação, da Secretaria de Estado da Saúde do Estado de São Paulo.
Há um ano, o Saúde em Ação iniciou um projeto de integração no Litoral Norte com um grupo de consultoras escocesas da Fundação Internacional de Cuidados Integrados. Os encontros e workshops realizados motivaram os profissionais da região a organizar ações integradas tendo o cidadão como foco.

Referência Internacional
No início de setembro deste ano, o grupo de consultoras escocesas visitou três das escolas que participam do concurso e trocou experiências com os jovens sobre o que vem sendo feito para prevenir o suicídio no Reino Unido e no Brasil. As consultoras também se colocaram à disposição para manter contato com os alunos.

Segundo Carla Brasil, coordenadora de Saúde Mental do município, o incentivo dado pelas consultoras da Escócia serviu para impulsionar os projetos. “Os jovens ficaram apaixonados pela abordagem e a possibilidade de conhecer outra realidade. Estão ansiosos pelo próximo encontro”, conta.
De acordo com Carla, a integração entre os serviços públicos e os jovens que está sendo promovida pelo programa é de grande importância. “O suicídio tem muitos fatores, e trabalhar de forma integrada é fundamental”.
Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), o suicídio é a segunda maior causa de morte entre pessoas de 15 a 29 anos, abaixo apenas dos acidentes de trânsito.
O dado mostra que trabalhar com a prevenção e promover a saúde mental na juventude é fundamental para combater o problema. “Os adolescentes conversam melhor entre eles, e essa foi a forma que encontramos para promover a saúde, a partir do olhar do próprio jovem”, conta Carla.

“Saúde em Ação” no Litoral Norte
O programa é uma parceria da Secretaria de Estado da Saúde com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), e investe R$ 826 milhões em 71 municípios do estado de São Paulo, destinados à construção e reforma de UBS, CAPS, AME e hospitais, além de capacitações e consultorias como a que está sendo realizada pela Fundação Internacional de Cuidados Integrados.

No Litoral Norte, o programa está investindo R$ 240 milhões em 15 obras, incluindo o novo Hospital Regional, localizado em Caraguatatuba, que tem entrega prevista ainda neste ano.
“A construção de uma rede pressupõe que os prédios, sistemas e recursos humanos estejam conectados, e são esses resultados que estamos colhendo no Litoral Norte”, explica Fátima Palmeira Bombarda, gerente de redes de atenção do programa. “Esse diálogo com os jovens sobre a prevenção do suicídio é urgente, e só é possível com a integração entre os serviços”, conclui.

Escolas participantes:
– EM Cynthia Cliquet – Enseada