Saúde em Ação Menu

Rede de atendimento

Rede Regional de Atenção à Saúde: um olhar contínuo para a população

Levar para o SUS um modelo eficiente e informatizado foi o ponto de partida para a criação do programa Saúde em Ação, que tinha o intuito de transformar a Rede Regional de Atenção à Saúde (RRAS) e garantir um atendimento de qualidade para a população que utiliza os serviços do SUS.

O “Saúde em Ação” foi elaborado para reestruturar e fortalecer o sistema já existente, com a construção de novas unidades, hospitais e reformas distribuídos no estado de São Paulo após estudo epidemiológico. Mas não bastava pensar somente em obras, era preciso investir em equipamentos modernos, informatizar a rede e capacitar os profissionais da saúde.

O que é?

A Rede é uma forma de organização de todos os serviços e de ações do SUS dentro de uma região, que une os níveis de assistência para atender à população de maneira integral e completa. Segundo o coordenador do projeto Saúde em Ação, o médico pneumologista Ricardo Tardelli, a rede foi elaborada para tornar o sistema mais eficiente e ampliar a conexão entre os pontos de atenção, profissionais e usuários. “Essas redes são extremamente estratégicas para o planejamento de atuação e delimitação dos territórios. Desta forma, as unidades básicas se tornam referência de atendimento em cada região de saúde”, explica Tardelli.

O objetivo da RRAS é olhar de modo complementar os níveis de atenção à saúde, em uma perspectiva que não haja hierarquia entre os serviços - atenção básica, de média e alta complexidade -, pois todas essas etapas são fundamentais no trabalho em conjunto para oferecer continuidade de assistência à população.

O RRAS organiza ações, serviços de promoção, prevenção e recuperação da saúde do paciente do SUS

A rede promove o acolhimento que começa com a atuação do agente comunitário, que entra em contato com uma família, conhece os seus hábitos e procura atender as necessidades de cada pessoa.

Reestruturação de um sistema historicamente fragmentado

Para estabelecer a RRAS, é necessário definir territorialmente uma região de saúde, respeitando as especificidades de sua população, como os indicadores sociais e perfis epidemiológicos. Historicamente, a estrutura era fragmentada, os pontos de atenção à saúde trabalhavam de forma independente em vez de estabelecer uma comunicação entre si. Por exemplo, o cidadão vai a uma Unidade Básica e não pode ser tratado por apresentar um quadro mais delicado e aí retorna para casa sem o cuidado primordial. Ou ao contrário, um paciente com enfermidade de atendimento primário procura um hospital de alta complexidade e, então, tem que recomeçar o caminho para buscar o serviço necessário, atrasando o processo de recuperação.

Deste modo, o sistema de saúde não é eficiente e a população fica desamparada. A RRAS é fundamental para que os serviços do SUS sejam interligados e que pontos de atenção se comuniquem. A rede permite que o paciente seja encaminhado para o serviço que o atenda de acordo com a necessidade de saúde dele.

Este cuidado vem desde a prevenção das patologias para evitar, ao máximo, que a população seja atingida por doenças crônicas e agudas, bem como aumentar a qualidade e a oferta na prestação dos serviços.

O que compõe a Rede

É um conjunto de todas as unidades de saúde que compõem o Sistema Único de Saúde (SUS):

As RRAS

A RRAS foi criada para atender à população dentro dos três principais pilares do SUS:

topo