Saúde em Ação Menu

Imprensa

quarta-feira, 12 dezembro, 2018

Press Releases

SP premia iniciativas de municípios que promovem o desenvolvimento da criança

O programa São Paulo pela Primeiríssima Infância (SPPI), da Secretaria de Estado da Saúde, premia nesta quinta-feira, 13 de dezembro, as 10 práticas que mais se destacaram no “Seminário de Boas Práticas de Desenvolvimento da Primeiríssima Infância”. O evento será realizado no Novotel Jaraguá, das 8h às 17h, na cidade de São Paulo, para 200 representantes entre prefeitos, gestores e profissionais da Saúde, Educação e Assistência Social.

Na ocasião, a Secretaria lançará um curso de capacitação para 135 profissionais das áreas da Saúde, Educação e Assistência Social e uma estratégia de avaliação da Primeiríssima Infância em 59 municípios paulistas.  Esse processo está previsto para 2019 e visa à expansão do SPPI para todo o Estado até 2020.  O curso será promovido por meio do programa “Saúde em Ação”, iniciativa da pasta em parceria com o BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento).

O SPPI surgiu em 2012, a partir da parceria entre a Secretaria de Estado da Saúde e a Fundação Maria Cecília Souto Vidigal. Antes de se tornar política pública, o programa foi testado em 15 municípios paulistas e apresenta quatro eixos: governança, formação, mobilização da comunidade (governo, entidades civis e empresários) e avaliação.

Mais de 2 mil profissionais já foram capacitados em todo o Estado. Segundo a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), investir no desenvolvimento infantil é o que de mais importante se pode oferecer à espécie humana. Os três primeiros anos são a fase em que o cérebro mais se desenvolve, criando os padrões de resposta ao estresse. Um sistema de resposta ao estresse desajustado leva à morte das células principais do cérebro – os neurônios – com impacto negativo na aprendizagem, na saúde e no comportamento.

Programas municipais voltados para essa fase da vida bem estruturados podem contribuir para a igualdade de oportunidades logo na gestação, criando as condições para o bom desenvolvimento do cérebro, com nutrição adequada e estímulos para cada fase.

 

Sobre o Seminário

As 40 iniciativas serão apresentadas no Seminário de Boas Práticas para estimular a disseminação em outros serviços que atendem gestantes e crianças no estado de São Paulo. Haverá uma exposição de banners, além do lançamento da edição comemorativa da revista do Boletim do Instituto de Saúde da Secretaria de Estado da Saúde.

“Temos feito um esforço no sentido de garantir que o conhecimento para a primeiríssima infância possa chegar a todos os municípios paulistas”, disse a gerente de fortalecimento institucional do Saúde em Ação, Renata Almeida, ao comentar a iniciativa de trazer um curso de formação de técnico e gestores em 2019.

“Sairemos do curso com um Plano de Ações para cada uma das diretorias regionais de Saúde, em parceria com a Educação e a Assistência Social, para garantir que as ações de desenvolvimento infantil sejam multiplicadas pelo Estado”, diz Marcos Davi dos Santos, médico e coordenador do curso.

Além disto, 59 municípios das regiões de Campinas, Ribeira, Jurumirim e Itapeva receberão especialistas para aprenderem a construir um diagnóstico a partir de uma avaliação participativa em desenvolvimento infantil que leva em conta 44 indicadores sobre pré-natal, puericultura, educação infantil, participação da comunidade e legislação.

O Seminário de Boas Práticas, ao mesmo tempo em que encerra um círculo virtuoso de ampliação do programa para 41 municípios, abre uma nova etapa que deve trazer mais desenvolvimento para a criança nos próximos anos numa perspectiva intersetorial, envolvendo Saúde, Educação e Assistência Social a partir de 2020.

 

Serviço:

Evento: Seminário de Boas Práticas em Desenvolvimento da Primeiríssima Infância do Programa São Paulo pela Primeiríssima Infância.

Dia: 13 de dezembro (quinta-feira)

Local: Novotel Jaraguá São Paulo Conventions

Endereço:  Rua Martins Fontes, 71, Consolação, São Paulo, CEP 01050-000, Brasil

Horário: 8h às 17h

 

Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo

Assessoria de Imprensa

(11) 3066-8701 / 8702 / 8707 / 8708 / 8709 / 8712 / 8253 / 8337 / 8064

topo