Saúde em Ação Menu

Imprensa

quarta-feira, 6 setembro, 2017

Press Releases

SP inicia obras de oito clínicas ‘Saúde em Ação’ na região de Itapeva

O governador Geraldo Alckmin lança neste sábado, 2 de setembro, na cidade de Itapeva, o início das obras de oito clínicas “Saúde em Ação” na região.

Com investimento de R$ 22 milhões do governo do Estado, em parceria com o BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), serão construídas cinco clínicas que irão funcionar em modelo de Caps (Centros de Atenção Psicossocial) e três que atenderão no formato de Unidades Básicas de Saúde. Os valores incluem capacitação de profissionais e novos equipamentos.

Além de Itapeva, os municípios de Apiaí, Buri, Guapiara e Itararé receberão as obras dos Caps. As três Unidades Básicas de Saúde serão instaladas nas cidades de Ribeira, Barra do Chapéu e Ribeirão Branco.

O Saúde em Ação vai criar uma rede moderna e articulada com o objetivo de fortalecer e ampliar o atendimento à população. O investimento total do programa é de R$ 826 milhões, por meio do financiamento de 70% do valor investido pelo BID, com a contrapartida de 30% de recursos do tesouro do Estado.

“Queremos facilitar o acesso da população ao Sistema Único de Saúde (SUS), fortalecendo a rede, com ênfase na atenção primária. Essa é uma forma de direcionar a demanda de forma adequada. A intenção é que, com esses novos equipamentos, o cidadão possa a frequentar e criar vínculo as unidades próximas de sua residência”, destaca o secretário de Estado da Saúde de São Paulo, David Uip.

Mais de 70 cidades paulistas serão contempladas com o programa Saúde em Ação. Estão previstas 165 obras de construção ou reformas de clinicas de saúde, hospitais, ambulatórios de especialidades e Caps nas regiões Metropolitana de Campinas, Vale do Jurumirim, Vale do Ribeira, Itapeva e Litoral Norte.

As regiões beneficiadas pelo projeto foram escolhidas pela Secretaria da Saúde, após um estudo que analisou as suas necessidades regionais e o perfil epidemiológico.

topo