Saúde em Ação Menu

Imprensa

quinta-feira, 27 setembro, 2018

Press Releases

Saúde em Ação entrega novas clínicas em Santa Bárbara d’Oeste e Pedreira

O programa “Saúde em Ação”, parceria da Secretaria de Estado da Saúde com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), entregará nesta sexta-feira uma nova clínica/UBS na cidade Santa Bárbara d’Oeste, e no sábado, outra unidade no município de Pedreira.

Em Santa Bárbara, a clínica/UBS “Elias David Fernandes” será inaugurada a partir das 11h, na Rua Arthur Amaral, 30. No sábado, é a vez da clínica/UBS Margarida Janete Ganzarolli

As obras fazem parte de um total de 76 unidades do “Saúde em Ação” na região de Cmapinas, sendo 54 obras novas e 22 reformas de clínicas do tipo UBS e CAPS. Está em andamento também a construção do AME Campinas, totalizando R$ 270 milhões disponibilizados para a região.

Segundo o coordenador do programa, Ricardo Tardelli, as novas unidades e o hospital vão transformar a saúde do local. “A população não precisará mais se deslocar para ter um atendimento de qualidade. Atualmente, muitas pessoas precisam viajar para outras cidades em busca de uma medicina especializada”, explica.

As novas clínicas fazem parte de uma parceria inédita com o Banco Interamericano de Desenvolvimento, que prevê obras de construção e reforma de 166 serviços de saúde em cinco regiões do Estado de São Paulo. Além do Vale do Jurumirim, o programa conta com obras no Vale do Ribeira, Litoral Norte e nas regiões de Campinas e Itapeva. O investimento total é de R$ 826 milhões. 

 

Clínicas “Saúde em Ação”

As unidades são entregues equipadas aos municípios e possuem cada uma delas 359m² de área construída. Em dezembro, foram inauguradas as primeiras clínicas do programa, nos municípios de Avaré e Paranapanema.

 

 As clínicas do tipo UBS são consideradas as portas de entrada do SUS, e têm capacidade de realizar, em média, cerca de 1.800 mil atendimentos por mês, entre consultas médicas e odontológicas.

 

 Além das consultas, os pacientes também poderão receber vacinas, curativos e inalações, além de coletar sangue para exames laboratoriais. Também haverá ações de promoção e prevenção da saúde. As novas unidades contarão com equipes capacitadas para realizarem atendimento humanizado. Do investimento total para o programa, 70% são provenientes do BID e outros 30%, do tesouro estadual.

As regiões beneficiadas pelo projeto foram escolhidas pela Secretaria, após um estudo que analisou as necessidades regionais e o perfil epidemiológico de cada uma.

topo