sexta-feira, 30 novembro, 2018

Press Releases

Piraju tem três clínicas de saúde novas que oferecem atendimento especializado à população

Em 2018, Piraju foi um dos municípios contemplados pelo Saúde em Ação, programa pioneiro da Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo em parceria com o BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), e recebeu R$ 8.167 milhões para as novas obras no município. O projeto foi criado para investir na atenção básica em cinco regiões do Estado.

Piraju foi escolhido pelo Saúde em Ação para ser a cidade piloto no Estudo de Avaliação de Custos das Unidades Básicas de Saúde pela qualidade de sua gestão municipal.  Os líderes da cidade, após analisarem os indicadores, pactuaram com as equipes, e os profissionais passaram a ter mais autonomia e resolvem os problemas com mais agilidade. Magnólia Bastos, assistente técnica do programa Saúde em Ação, diz que a medida é importante para avaliar as fragilidades e propor melhorias. “Antes, esta avaliação era feita pelo departamento de saúde municipal a cada seis meses. Hoje, os profissionais de dentro da unidade conseguem perceber os seus resultados e sugerir melhorias internas com rapidez”, explica.

Duas novas clínicas/UBS já estão funcionando desde julho de 2018, Tibiriçá 2 e Teto. Elas têm a capacidade de atender aproximadamente 4.000 pessoas cada. A clínica/CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) vai proporcionar atendimento de qualidade para a saúde mental. A primeira atividade proposta pelo Programa Saúde em Ação foram as oficinas de capacitação da Planificação em Saúde no ano de 2017 – Piraju teve a participação de mais de 90% dos profissionais.

Piraju é contemplado com 100% Estratégia Saúde da Família e possui uma população estimada em 30 mil habitantes, sendo que mais de 70% destes tem mais de 20 anos. Sua Rede de Assistência é composta por nove Unidades Básicas de Saúde – no modelo Estratégia de Saúde da Família, 1 Núcleo Atenção à Saúde da Família – NASF (dá apoio multiprofissional às equipes), 1 policlínica (que dá o suporte para os casos mais complexos e um Hospital (Santa Casa).

Em 2017, 18 mil pessoas estavam cadastradas no e-SUS. Em 2018, todas as unidades fizeram o procedimento e esse número saltou para 30 mil pessoas cadastradas.

Melhorias

Neste ano, a campanha de vacinação contra a poliomielite alcançou 96% de cobertura e para atingir a meta todas as equipes de saúde foram mobilizadas. “Os meses temáticos propostos pelo Ministério da Saúde estão programados para podermos ter sucesso em campanhas de vacinas, câncer de mama, hipertensão, diabetes, entre outras”, explica Luciana Bragança, Secretária de Saúde de Piraju.

O Departamento de Saúde implementou no primeiro semestre deste ano o projeto “Bairro a Bairro” que promove reuniões nas unidades com a comunidade com o objetivo de melhorar o fluxo de atendimento e contribuir na melhoria de acesso da população, ouvir suas principais reclamações e ainda elencar os principais problemas endêmicos do município. “Como resultado, várias ações já foram realizadas para solucionar as queixas apresentadas pelos munícipes. Nosso objetivo é colocar o usuário no centro de nossas atenções e criar meios de levar qualidade de vida para a nossa população”, avalia Luciana.

Ricardo Tardelli, coordenador do Saúde em Ação destaca a importância da gestão no sucesso do programa na cidade. “Piraju é um município em que nosso projeto tem muito êxito. A secretaria municipal possui visão inovadora, o que fará de nossa unidade um exemplo de qualidade em saúde”, finaliza.