Saúde em Ação Menu

quinta-feira, 18 junho, 2020

Matérias

Com obra no Jardim Bassoli, Saúde em Ação finaliza 23 unidades entregues para população de Campinas

A cidade de Campinas recebeu nesta quinta-feira (18) as chaves do Centro de Saúde do Jardim Bassoli, entregues pelo Programa Saúde em Ação, parceria do Governo do Estado de São Paulo com o Banco Interamericano de Desenvolvimento. Esta é a última das 22 unidades entregues pelo programa ao munícipio desde 2018, totalizando um investimento de R$ 126 milhões em construções, reformas e compra de novos equipamentos à serviço da população.

No novo Centro de Saúde do Jardim Bassoli foram investidos R$ 3 milhões do Saúde em Ação. Trata-se de uma UBS tipo 2, que conta com  oito consultórios, salas individuais para vacinas, coletas, inalações, medicamentos e atividades coletivas. O espaço também tem salas de reuniões para os funcionários e administração, além de salas de prontuários, esterilização, lavagem e descontaminação, e estará totalmente equipado e aberto para a população em breve.

Das 22 obras entregues pelo Saúde em Ação em Campinas, 19 são UBS, sendo 11 novas e oito reformas. Elas estão a serviço da cidade neste momento difícil de combate ao Coronavírus. Além disso, também foram construídos dois CAPS e o novo AME, que foi aberto em abril e está atendendo exclusivamente casos de Covid-19. O AME atende pacientes de toda a região metropolitana e contou com investimento de R$ 51 milhões. Além disso, a cidade também conta com um Departamento Regional de Saúde que foi reformado pelo programa, permitindo a articulação das ações de saúde na região.

Foto: Raquel Souza

O secretário municipal de saúde de Campinas, Cármino Antonio de Souza, agradeceu o programa pelo trabalho realizado no município e na região. “Confesso que nunca participei de um programa dessa envergadura. Todas as obras, reformas, equipamentos, sem contar os subprodutos que deixarão um legado extraordinário para a população de Campinas. Essa parceria com o Governo do Estado trouxe trabalhos que vão durar muito tempo, é um modelo que deve ser exemplo”, explica.

Ricardo Tardelli, coordenador do Programa Saúde em Ação, explicou a importância dos investimentos. “Campinas é uma cidade de grande porte, com mais de um milhão de habitantes, inserida numa região metropolitana de mais de três milhões de pessoas”, comenta. “Oferecer um sistema de saúde público de qualidade, com equipes capacitadas e unidades básicas próximas do cidadão, é essencial para melhorar a qualidade de vida da comunidade”, declarou Tardelli.

Saúde em Ação na região

Além de realizar capacitações com profissionais e disponibilizar tablets para os agentes comunitários de saúde e computadores para as unidades, o Programa conta ainda com outras 75 obras novas e reformas na Região Metropolitana de Campinas, resultando em um investimento de mais de R$ 240 milhões para a população local.