domingo, 1 abril, 2018

Alckmin inaugura hospital com 180 leitos de alta complexidade em São José dos Campos

A Secretaria de Estado da Saúde entrega nesta segunda-feira, 2 de abril, o novo Hospital Regional de São José dos Campos, construído por meio de modelo de PPP (Parceria Público-Privada).

Com investimento de R$ 217 milhões, dos quais 40% provenientes da Construcap, empresa parceira, o complexo é voltado ao atendimento de média e alta complexidade, principalmente nas especialidades de traumatologia, ortopedia, neurologia e cardiologia.

A nova unidade oferece 180 leitos, dos quais 40 de UTI, e oito salas cirúrgicas, além de serviço de apoio diagnóstico por imagem, endoscopia e terapia. O hospital tem 33 mil m² de área construída e possui alto nível de resolução e grande capacidade de atenção às urgências. O atendimento será voltado a pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde).

O Hospital Regional de São José dos Campos será responsável pela geração de cerca de 1.700 novos empregos na região. Quando estiver funcionando em plena capacidade, a unidade vai oferecer, por ano, 10.000 internações, 5.000 cirurgias, 3.000 consultas e realizar 20 mil exames. Como toda nova unidade de saúde, os serviços são ativados gradativamente, por etapas.

Para o secretário de Estado da Saúde de São Paulo, David Uip, o novo hospital será de grande importância para ampliar a assistência hospitalar aos moradores da região. “Sem dúvida, uma grande conquista para a saúde pública e para a população local, reforçando a assistência hospitalar aos usuários da rede pública de saúde”, afirma.

Dos R$ 217 milhões investidos no novo hospital regional, 60% foram provenientes do governo do Estado, via empréstimo do BNDES, e 40% pelo parceiro privado. O Hospital Estadual de São José dos Campos está localizado entre a Rua Icatu e a Avenida Goiânia, no bairro do Parque Industrial, zona sul da cidade.

Modelo PPP

O modelo de PPP prevê que a empresa parceira  explore os serviços administrativos do hospital, tais como limpeza, segurança e lavanderia, por exemplo.

Já os serviços assistenciais, ou seja, tudo o que é ligado à assistência ao paciente, como consultas, cirurgias e tratamentos, ficará a cargo do Instituto Sócrates Guanaes, uma Organização Social de Saúde, sem fins lucrativos, por meio de contrato de gestão firmado com a Secretaria de Estado da Saúde.