quinta-feira, 22 fevereiro, 2018

Programa ‘Saúde em Ação’ entrega primeiras clínicas no Vale do Ribeira

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo entrega nesta quarta (21) duas novas obras do programa “Saúde em Ação” nos municípios de Jacupiranga e Cananeia. As novas clínicas, do tipo UBS, são as primeiras a serem inauguradas pelo programa no Vale do Ribeira. Também será feita a entrega de 80 tablets, com o aplicativo “e-SUS AB Território”, para agentes comunitários de saúde da região.  O equipamento permite o acesso rápido ao histórico dos usuários e agiliza o atendimento.

As duas obras entregues receberam um investimento de R$ 2,5 milhões cada, e estão inseridas em um lote de 20 unidades para a região, incluindo o novo Hospital Regional de Registro. O Vale do Ribeira receberá um investimento total de R$ 162 milhões, incluindo construções e novos equipamentos.

Segundo o coordenador do programa, Ricardo Tardelli, as novas unidades e o hospital vão transformar a saúde do local. “A população não precisará mais se deslocar para ter um atendimento de qualidade. Atualmente, muitas pessoas das 15 cidades da região precisam viajar para outras cidades em busca de uma medicina especializada”, explica.

As novas clínicas fazem parte de uma parceria inédita com o Banco Interamericano de Desenvolvimento, que prevê obras de construção e reforma de 168 serviços de saúde em cinco regiões do Estado de São Paulo. Além do Vale do Ribeira, o programa conta com obras no Vale do Jurumirim, Litoral Norte e nas regiões de Campinas e Itapeva. O investimento total é de R$ 826 milhões.

Clínicas “Saúde em Ação”

As unidades são entregues equipadas aos municípios e possuem cada uma delas 359m² de área construída. Em dezembro, foram inauguradas as primeiras clínicas do programa, nos municípios de Avaré e Paranapanema.

As clínicas do tipo UBS são consideradas as portas de entrada do SUS, e têm capacidade de realizar, em média, cerca de 1.800 mil atendimentos por mês, entre consultas médicas e odontológicas.

Além das consultas, os pacientes também poderão receber vacinas, curativos e inalações, além de coletar sangue para exames laboratoriais. Também haverá ações de promoção e prevenção da saúde. As novas unidades contarão com equipes capacitadas para realizarem atendimento humanizado. Do investimento total para o programa, 70% são provenientes do BID e outros 30%, do tesouro estadual.

“O ‘Saúde em Ação’ é um programa ousado e inédito, que prevê o a ampliação e fortalecimento do atendimento pelo SUS no Estado de São Paulo com foco na atenção básica, que pode resolver cerca de 80% dos problemas de saúde mais comuns entre a população”, diz David Uip, secretário de Estado da Saúde de São Paulo.

As regiões beneficiadas pelo projeto foram escolhidas pela Secretaria, após um estudo que analisou as necessidades regionais e o perfil epidemiológico de cada uma.