Saúde em Ação Menu

Linhas de Cuidado

Volume 3 - Acompanhamento da Criança

Imunização

O atual calendário de vacinação consta de vacinas para 17 doenças: a vacina BCG que protege contra a tuberculose, a vacina rotavírus, contra um dos principais agentes etiológicos que causam a diarreia, vacina poliomielite que protege contra a paralisia infantil, vacina pentavalente que protege contra a difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e Haemophilus influenza tipo b (Hib), vacina pneumocócica conjugada 10-valente, vacina meningocócica conjugada C, vacina febre amarela, vacina sarampo, caxumba e rubéola (SCR), vacina influenza, vacina varicela e a vacina hepatite A.

Esquema vacinal 2015

tabela_pg-36

Disponível em http://www.saude.sp.gov.br/resources/ses/perfil/cidadao/homepage/destaques/calendario-de-vacinacao/calendario_vacinal_2014.pdf.

Notas:

1. Caso a vacina BCG não tenha sido aplicada na maternidade, aplicar na primeira visita ao serviço de saúde.

2. Vacina Hepatite B, deve ser administrada preferencialmente nas primeiras 12 horas de vida, ainda na maternidade.

3. Vacina Poliomielite: na primeira e a segunda dose aplicar a vacina VIP (vacina inativada da poliomielite), a terceira, o primeiro e segundo reforço aplicar VOP (vacina oral da poliomielite).   

4. A idade para aplicação da primeira dose é aos 2 meses, mas se não foi possível, a idade máxima é de 3 meses e 15 dias.

5. A idade preconizada para aplicação da segunda dose é aos 4 meses. Em situações de atraso, a idade máxima para aplicação da segunda dose é de 7 meses e 29 dias.

6. A vacina VOP continua sendo aplicada aos 6 meses (3ª dose), aos 15 meses (1º Reforço) e 5 anos (2º Reforço).

7. Vacina febre amarela está indicada para as crianças que residem ou viajam para regiões onde houver indicação, de acordo com a situação epidemiológica, com dose inicial aos 9 meses e um reforço aos 4 anos.

8. Vacina SCR, a primeira dose é aplicada aos 12 meses de idade e a segunda aos 15 meses de idade de modo combinado com a vacina varicela (vacina Tetraviral).

9. Vacina hepatite A é aplicada aos 12 meses de idade.

10. O primeiro reforço da DTP é aplicado aos 15 meses de idade ou de 6 meses a 12 meses após o término do esquema básico.

11. O segundo reforço da DTP é aplicado aos 5 anos de idade. No entanto, caso a criança já esteja com 5 anos de idade completos e não tenha recebido nenhum reforço de DTP, administrar apenas um reforço. Posteriormente, seguir o esquema de uma dose de dupla tipo adulto (dT) a cada 10 anos.

12. Vacina influenza é aplicada para as crianças entre 6 meses a 4 anos de idade, anualmente.

13. Vacina HPV em 2015: foram vacinadas as meninas com 9, 10 e 11 anos de idade. E a partir de 2016 as meninas aos 9 anos de idade.

(Fonte: CVE/SES)



topo